natureza humana

No que diz respeito a natureza humana,nenhuma análise é mais esclarecedora que a da teologia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prazer em obedecer "Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!" Salmos 112:1



Qual a real finalidade de obedecermos aos mandamentos do Senhor?
Seus mandamentos não visam preservar ou melhorar aquilo que aceitamos como vida. Eles na verdade nos mostram uma nova perspectiva existencial jamais antes concebida pela nossa razão. Por isso é necessário morrer para começar a viver. Morrer para renascer. "Quem não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus"(Jo 3.3) o Reino de Deus é onde Deus reina e nós nos submetemos em obediência prazerosa, por isso o Reino de Deus começa em nós. É necessário negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir os passos de Jesus rumo ao calvário, ou seja, abrir mão de toda construção existencial que elaboramos, onde viver era assumir o controle pessoal da vida. Em Cristo nos entregamos à vontade do Eterno, mansamente nos deixamos conduzir para uma nova realidade, onde Deus é celebrado por sua soberania através de nossa reverência.
No entanto, é importante salientar que a compreensão de que a vida que abandonamos não era vida, só poderá ser concretizada no decorrer da caminhada. Fazemos prova de Deus pela obediência aos seus preceitos e descobrimos não apenas pelo quê realmente vale a pena gastar a vida, mas que Deus é bom (Sl 34.8).
Ele é bom não porque a nossa existência passa a ser isenta de todo mal. Ele é bom porque os seus caminhos nos conduzem ao melhor da vida, são as "veredas da justiça" segundo o salmista (Sl 23). Mesmo que estes caminhos sejam penosos, entendemos que é a melhor forma de chegar ao objetivo final planejado por Deus, o de que nos assemelharmos ao máximo a seu filho Jesus.
O prazer em obedecer a Deus só pode acontecer após uma experiência concreta de confiança e entrega semelhante a de Jesus.
Assim, a obediência é motivada por um desejo de morte do EU para um viver em Cristo seguido então por um sentimento de gratidão por aquilo que se tem experimentado de Deus a partir disso. Pois Deus se manifesta aos que de bom grado se submetem à sua vontade "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele". (João 14:21)



Posted 8 hours ago by João Eduardo Cruz
Labels: Humildade Comunhão Esperança Conversão Confiança Crescimento Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário