natureza humana

No que diz respeito a natureza humana,nenhuma análise é mais esclarecedora que a da teologia.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Natureza humana

No capítulo 7 de Romanos paulo exerce o papél de psicanalista e paciente ao mesmo tempo.Diante de certas dificuldades éticas e pessoais,profundas e continuadas,quase desesperadoras,Paulo assenta-se no divã e tenta conhecer-se a si próprio.Ele quer saber porque é tão contraditório,porque oscila tanto entre o bem e o mal,porque tem mais facilidade na desobediência do que na obediência.Nesse auto exame,descobre,em sua própria história,os estragos provocado pela queda do homemEle sabe que o problema não é só dele,mas de todo ser humano.A principio,Paulo fala de si mesmo e não dos outros.As conclusões a que chega revelam um diagnóstico sombrio da natureza humana:Sou um ser humano e fraco,pois fui vendido ao pecado (v.14) Sou uma pessoa contraditória,pois não faço o que gostaria de fazer,mas o que odeio(v.15)Sou um inveterado pecador,pois o mal e não o bem vive em mim(v.17 18)Sou um fracassado,pois não consigo fazer o bem mesmo que o queira(v.18)Sou uma pessoa dividida,pois sofro a influência da lei de Deus e da lei do pecado(v.23)Sou um infeliz,pois a lei do pecado tem prevalecido e me feito seu prisioneiro(v.24)Sou um necessitado,pois preciso de alguém que me liberte da tara pecaminosa que habita em mim(v.24).Essa auto análise não é pessimista,nem fatalista,muito menos derrotsta.Não é de forma alguma um atestado de óbito ou o fim do caminho.Em vez disso,ela é uma ponte que leva o apóstolo para outro lugar,outra situação,outra história.Com o diagnóstico em mãos,Paulo não se dá por vencido,grita,clama por socorro e se pergunta "Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera  natureza inferior?(v.24)"Levanto os meus olhos para os montes e pergunto:De onde me vem o socorro?(Salmo 121.1).A auto análise conduz o apóstolo ao Salvador e ele termina o famoso capítulo não com o drama do pecado,mas com ações de graça;deus seja louvado,pois Ele fará isso(livrar-me da lei do pecado) por meio do Nosso Senhor Jesus Cristo...(v.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário